28.1.08

quem me leva os meus fantasmas?


porque eu vivo no porto...
porque eu vejo mendigos todos os dias...
porque eu vejo homens e mulheres com idade para serem meus avós a comer no contentor do lixo...
porque às vezes tenho de ter cuidado para não atropelar alguém que dorme na rua quando estou a estacionar o carro...
porque me pedem para pagar um pão ou copo de leite...
porque existem...
porque eu adoro o pedro abrunhosa...
e porque esta música nos faz pensar no pedaço mais pobre de nós próprios.

http://www.youtube.com/watch?v=sqK7Ys155j4

Aquele era o tempo
Em que as mãos se fechavam
E nas noites brilhantes as palavras voavam,
Eu via que o céu me nascia dos dedos
E a Ursa Maior eram ferros acesos.
Marinheiros perdidos em portos distantes,
Em bares escondidos,
Em sonhos gigantes.
E a cidade vazia,
Da cor do asfalto,
E alguém me pedia que cantasse mais alto.

Quem me leva os meus fantasmas,
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada?

Aquele era o tempo
Em que as sombras se abriam,
Em que homens negavam
O que outros erguiam.
E eu bebia da vida em goles pequenos,
Tropeçava no riso, abraçava venenos.
De costas voltadas não se vê o futuro
Nem o rumo da bala
Nem a falha no muro.
E alguém me gritava
Com voz de profeta
Que o caminho se faz
Entre o alvo e a seta.

Quem leva os meus fantasmas,
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada?

De que serve ter o mapa
Se o fim está traçado,
De que serve a terra à vista
Se o barco está parado,
De que serve ter a chave
Se a porta está aberta,
De que servem as palavras
Se a casa está deserta?

Quem me leva os meus fantasmas,
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada?

2 Comments:

Blogger O meu mundo said...

"quem me leva os meus fantasmas, quem me salva desta espada, e me diz onde é estrada..." uma pergunta que me tenho feito mts vezes ultimamente.... tu e o pedro:)

beijinho**

28 de janeiro de 2008 às 22:17  
Anonymous Anónimo said...

só nós podemos mandar os nossos fantasmas embora... ou pelo menos guarda-los, escondê-los, enterra-los, mas não muito fundo... porque afinal são esses fantasmas que muitas vezes nos ensinam o que é a vida..e é com eles que aprendemos a ter defesas para superar os obstaculos...
so temos que saber o que fazer com eles... qual o papel deles na nossa vida... e isso sim, e muito dificil...

7 de fevereiro de 2008 às 17:33  

Enviar um comentário

<< Home